Carta do Mês

De agora em diante tudo será diferente
“Pessoas inteligentes discutem ideias; pessoas comuns discutem pessoas”. Esta frase, cujo autor desconheço, define com propriedade o perfil de pessoas que velada ou abertamente detratam e não poupam críticas aos profissionais que deixam ou são dispensados da empresa. São elas que propagam no mundo corporativo a “síndrome de terceirização da culpa”, ou seja, todos os problemas da empresa foram criados

Eu estou só e me basto
Durante um almoço com a filha de um empresário de grande expressão no final da década de 90, tive a oportunidade de relembrar a trajetória daquele que foi um empreendedor visionário, que alcançou o desejo de enfrentar desafios, transpor obstáculos e viver, exclusivamente, para o trabalho, de maneira austera, solitária e centralizadora. Conhecido pelo temperamento explosivo, ele alcançava expressivos resultados

Mudar ou não mudar, eis a questão!
Início de ano sempre nos remete a novos planos para a vida pessoal e profissional. A maioria das pessoas chega a registrar em cartas e bilhetes os objetivos a serem realizados. Quando penso nessa ânsia por transformação, me pergunto e fico sem resposta quanto à intrincada questão: Por que nós, seres humanos, resistimos tanto às mudanças? Por que esperamos uma

Detalhes nem tão pequenos assim
“Toda tolerância se torna, com o tempo, num direito adquirido”. A frase, de autoria do jornalista e político francês Georges Clemenceau, é apropriada para analisarmos os reflexos da ausência de uma cultura empresarial de tolerância zero ao não comprometimento com cuidados básicos, geralmente, classificados como “pequenos detalhes”. Qual empresa demonstra merecer maior credibilidade? Aquela na qual o funcionário, cliente, fornecedor

O whisky falso e a ressaca
Alguém já disse uma vez que a generalização é “a ignorância travestida de opinião”. E quando penso que generalizar é a raiz de grandes males da humanidade, como todo tipo de preconceito, percebo o quanto essa definição é profunda. Generalizar é abrir mão do ato de pensar. Infelizmente, a generalização é um mal que também atinge o ambiente corporativo. Um

Reinvenção é a alma do negócio
O século XX viu uma das transformações culturais e econômicas mais rápidas e surpreendentes da história. Na década de 40, o Japão ainda era um país agrícola com uma cultura arraigada que se fechava para o mundo e com uma mentalidade fruto do sistema monárquico e da herança feudal. Essa mentalidade foi um dos motivos que levou os japoneses a

De agora em diante tudo será diferente
“Pessoas inteligentes discutem ideias; pessoas comuns discutem pessoas”. Esta frase, cujo autor desconheço, define com propriedade o perfil de pessoas que velada ou abertamente detratam e não poupam críticas aos profissionais que deixam ou são dispensados da empresa. São elas que propagam no mundo corporativo a “síndrome de terceirização da culpa”, ou seja, todos os problemas da empresa foram criados

Eu estou só e me basto
Durante um almoço com a filha de um empresário de grande expressão no final da década de 90, tive a oportunidade de relembrar a trajetória daquele que foi um empreendedor visionário, que alcançou o desejo de enfrentar desafios, transpor obstáculos e viver, exclusivamente, para o trabalho, de maneira austera, solitária e centralizadora. Conhecido pelo temperamento explosivo, ele alcançava expressivos resultados

Mudar ou não mudar, eis a questão!
Início de ano sempre nos remete a novos planos para a vida pessoal e profissional. A maioria das pessoas chega a registrar em cartas e bilhetes os objetivos a serem realizados. Quando penso nessa ânsia por transformação, me pergunto e fico sem resposta quanto à intrincada questão: Por que nós, seres humanos, resistimos tanto às mudanças? Por que esperamos uma

Detalhes nem tão pequenos assim
“Toda tolerância se torna, com o tempo, num direito adquirido”. A frase, de autoria do jornalista e político francês Georges Clemenceau, é apropriada para analisarmos os reflexos da ausência de uma cultura empresarial de tolerância zero ao não comprometimento com cuidados básicos, geralmente, classificados como “pequenos detalhes”. Qual empresa demonstra merecer maior credibilidade? Aquela na qual o funcionário, cliente, fornecedor

O whisky falso e a ressaca
Alguém já disse uma vez que a generalização é “a ignorância travestida de opinião”. E quando penso que generalizar é a raiz de grandes males da humanidade, como todo tipo de preconceito, percebo o quanto essa definição é profunda. Generalizar é abrir mão do ato de pensar. Infelizmente, a generalização é um mal que também atinge o ambiente corporativo. Um

Reinvenção é a alma do negócio
O século XX viu uma das transformações culturais e econômicas mais rápidas e surpreendentes da história. Na década de 40, o Japão ainda era um país agrícola com uma cultura arraigada que se fechava para o mundo e com uma mentalidade fruto do sistema monárquico e da herança feudal. Essa mentalidade foi um dos motivos que levou os japoneses a
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