Carta do Mês

Conhecer para crescer
Segunda-feira, voo atrasado, livraria do aeroporto: leitura rápida de algumas “orelhas” de conhecidos best-sellers voltados para a orientação da carreira de executivos, principalmente, da nova geração, que logo mais estará à frente das nossas empresas. Entre fórmulas e receitas, alguns atributos essenciais, de acordo com os autores, para os jovens candidatos que pretendem galgar os difíceis degraus do organograma corporativo

A aerodinâmica do besouro
Em todos esses anos de consultoria já vi e participei de muitas mudanças em centenas de empresas. Mudanças de cultura, de postura, de discurso, de posicionamento e de pessoas. Poucas, entretanto, consciente ou inconscientemente, traziam na essência a proposta de rompimento do “muro mental” que as demarcavam. Permaneciam nos limites da demarcação do possível. E o possível tornou-se obsoleto! Li,

O vírus, a vida e a volta
Como em todo período de crise, seja profissional ou pessoal, somos levados a refletir sobre sobre qual foi a lição ministrada com o episódio. Acredito que vivemos um momento de reafirmação da veracidade da percepção de que as turbulências podem ser vencidas ou ultrapassadas, na medida em que não dediquemos a elas uma dimensão maior do que realmente possuem. Trata-se

O business plan de Odorico Paraguaçu
– “O que é cluster?” Silêncio total na sala. Éramos 16 pessoas na mesa, entre presidente, diretores, gerentes, eu e um consultor da minha equipe. O autor da pergunta era o diretor comercial há muitos anos na empresa, homem sem muitas vírgulas e que sempre ia direto ao ponto. O alvo da pergunta, de franqueza desconcertante, era o novo diretor

Serviços e Desserviços
Você já reparou o quanto a tecnologia tem avançado em diversas áreas do conhecimento humano? Os avanços estão presentes em tudo que nos rodeia e fazem parte do nosso dia a dia. Como contraponto a esta revolução, tenho observado a deterioração de alguns setores ligados à prestação de serviços pessoais. Percebo que, especialmente entre o Natal e o Carnaval, a

Fogo Amigo
Durante a guerra do Vietnã, na década de 60, os americanos cunharam a expressão “friendly fire” (fogo amigo) para caracterizar as situações em que, por erro de inteligência ou pela natural dificuldade de identificar posições no calor de uma batalha, soldados são alvejados por companheiros. Foi também na década de 60 que o professor Igor Ansoff criou o termo “business

Conhecer para crescer
Segunda-feira, voo atrasado, livraria do aeroporto: leitura rápida de algumas “orelhas” de conhecidos best-sellers voltados para a orientação da carreira de executivos, principalmente, da nova geração, que logo mais estará à frente das nossas empresas. Entre fórmulas e receitas, alguns atributos essenciais, de acordo com os autores, para os jovens candidatos que pretendem galgar os difíceis degraus do organograma corporativo

A aerodinâmica do besouro
Em todos esses anos de consultoria já vi e participei de muitas mudanças em centenas de empresas. Mudanças de cultura, de postura, de discurso, de posicionamento e de pessoas. Poucas, entretanto, consciente ou inconscientemente, traziam na essência a proposta de rompimento do “muro mental” que as demarcavam. Permaneciam nos limites da demarcação do possível. E o possível tornou-se obsoleto! Li,

O vírus, a vida e a volta
Como em todo período de crise, seja profissional ou pessoal, somos levados a refletir sobre sobre qual foi a lição ministrada com o episódio. Acredito que vivemos um momento de reafirmação da veracidade da percepção de que as turbulências podem ser vencidas ou ultrapassadas, na medida em que não dediquemos a elas uma dimensão maior do que realmente possuem. Trata-se

O business plan de Odorico Paraguaçu
– “O que é cluster?” Silêncio total na sala. Éramos 16 pessoas na mesa, entre presidente, diretores, gerentes, eu e um consultor da minha equipe. O autor da pergunta era o diretor comercial há muitos anos na empresa, homem sem muitas vírgulas e que sempre ia direto ao ponto. O alvo da pergunta, de franqueza desconcertante, era o novo diretor

Serviços e Desserviços
Você já reparou o quanto a tecnologia tem avançado em diversas áreas do conhecimento humano? Os avanços estão presentes em tudo que nos rodeia e fazem parte do nosso dia a dia. Como contraponto a esta revolução, tenho observado a deterioração de alguns setores ligados à prestação de serviços pessoais. Percebo que, especialmente entre o Natal e o Carnaval, a

Fogo Amigo
Durante a guerra do Vietnã, na década de 60, os americanos cunharam a expressão “friendly fire” (fogo amigo) para caracterizar as situações em que, por erro de inteligência ou pela natural dificuldade de identificar posições no calor de uma batalha, soldados são alvejados por companheiros. Foi também na década de 60 que o professor Igor Ansoff criou o termo “business
Últimas publicações

Navegar é preciso!

Mudar para crescer

Live Café – Excelência organizacional: nova gestão nos novos tempos

A imitação do saber!

Case 246: Quase sempre quem está fora do problema tem a melhor solução
